Quando começar a usar a Sapatilha de Ponta?
- Isa Favilla
- 21 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Sapatilhas de Ponta. O que normalmente é um sonho para a maioria das bailarinas da Meia Ponta, pode se tornar um pesadelo para aquelas que não tiveram a orientação certa de como usá-la, ou para as que não aguentaram esperar a hora certa.
Mas qual é a hora certa?

Cada pessoa tem um tipo específico de corpo, e isso faz com que a determinação de quando adquirir uma Ponta seja diferente para cada menina.
Porém, por questões físicas e biológicas, nenhum estudante deve começar o trabalho de pontas antes dos 10 anos de idade. Porque a pressão do corpo nos dedos do pé que ainda estão macios e em crescimento, pode causar a má formação dos ossos e das junções. O ideal mesmo é que a criança comece a usar entre os 11 e 12 anos, pois a partir dessa idade, os pés delas já estão completamente formados, enquanto algumas meninas de 10 anos, os pés estão começando a se estabilizar. Ou seja, varia de menina para menina, mas antes dos 10, nunca!
Então, se você ainda não tem essa idade, espere mais um pouquinho, é melhor esperar agora do que se machucar e passar a vida esperando!
Mas, pra quem já atingiu a faixa etária, ter um bom desempenho nas atividades com a Sapatilha, e conseguir ter mais força e equilíbrio através dela, é recomendado ter no mínimo 2 a 3 anos de treinamento sério de ballet, realizando aulas ao menos duas vezes por semana. É claro que, dependendo do corpo da bailarina, ela já nasce com mais força no pé, acelerando esse trabalho. Mas no geral, é esta a recomendação.
Outro aspecto importante também a ser avaliado, é o tipo físico da estudante. Ela deve ter os músculos abdominais, traseiros, tornozelos e pés fortes, para criar um alinhamento apropriado, e para a bailarina conseguir ter a força necessária para trabalhar com as pontas.
Lembre-se que quem irá avaliar se você pode ou não subir na ponta, será seu professor ou professora. Mas se você mesma acha que não tem uma das características mais importantes citadas acima, ou seja, ter força nos pés, ter um bom alongamento de tornozelos, ou ter força no abdômen e nos glúteos, não se submeta a comprar a Sapatilha, e a usá-la. Pois infelizmente sabemos que existem muitos professores que não tem qualificação suficiente para dar aulas, mas mesmo assim, dão. O problema é que usar a Sapatilha sem estar definitivamente preparada, pode causar graves danos ao seu corpo.
Não queira subir nas pontas antes da hora. Aproveite que ainda está na meia-ponta para trabalhar bem seus pés e tornozelos, dando o seu máximo em cada exercício. Faça muitos pliés, abdominais, elevés, relevés, ponta e flex... tudo que tiver direito. Talvez dessa forma você consiga acelerar um pouquinho mais a Saga da Sapatilha de Ponta!
Comments