top of page

Como escolher sua Ponta?

Primeiramente você deve saber qual é o seu tipo de pé. Preparada?

Existem vários tipos de pés: egípcio, grego, alemão, céltico, romano, etc. Eles são formatados de acordo com sua ascendência e variabilidade genética.

Mas para o ballet, sempre falamos de 3 tipos. (Os outros podem ser aproximados de acordo com o formato mais próximo.)

São eles:




  • Pé Grego - Quando o dedo indicador do pé (segundo dedo) é o maior de todos.

  • Pé Egípicio - O dedão é o maior de todos.

  • Pé Quadrado - Todos, ou os dois primeiros dedos (dedão e indicador) são do mesmo tamanho.

Eaí? Achou o seu formato? Agora você deve considerar a força e o arco dos seus pés.

O arco nós medimos de acordo com a sua pisada. Tente identificá-la na imagem abaixo:



Colo de pé


*Aqui vale a pena destacar o pé cavo, que apresenta o tão sonhado colo de pé.

Porém deve-se ter um cuidado maior para esses tipos de pés, porque podem sofrer lesões com mais facilidade.





Pernas em X

*E o pé chato normalmente tem pouquíssima quantidade de colo de pé, e são de pessoas que possuem o que chamamos no ballet de "perna em X" (que é quando o(a) bailarino(a) não consegue fechar os pés em primeira posição por exemplo, já que suas pernas o(a) impedem de fazer isso).




Depois de saber exatamente que tipo de pé você possui, o próximo passo é saber a sua força. E para isso é recomendada a ajuda de um profissional da área, para que ele possa dizer se sua força é fraca, moderada ou alta, baseando-se nos exercícios e na sua postura física.

Determinada a sua força, a etapa seguinte é ESCOLHER A SAPATILHA! Claro que existem inúmeros tipos de sapatilhas de ponta, de diversas marcas. Então vou explicar quais são os modelos ideais para cada tipo de pé, e pegar uns exemplos de algumas das marcas mais comuns aqui no Brasil. Mas vou explicar certas estruturas da sapatilha que são essenciais antes de continuarmos. Vamos lá?


São muitas partes que compõem a sapatilha, mas o que realmente interessa agora é a caixa (ou box), sua extremidade, e a gáspea.


1. Vamos falar primeiro da Gáspea:


Ela interfere no seu colo de pé. Portanto é recomendado que pessoas que têm muito colo de pé utilizem uma gáspea mais baixa, para dar mais espaço a ele.


2. A Caixa ou Box:


Interfere na largura do seu pé. Por exemplo:

  • para pés QUADRADOS, onde todos os dedos são do mesmo tamanho, é recomendado um box mais largo, e que seja não cônico, ou pouquíssimo cônico, dando mais liberdade aos dedos sem que "subam uns nos outros". Já os quadrados onde os três primeiros dedos são do mesmo tamanho, é melhor utilizar uma caixa cônica ou semicônica, para que não sobre espaço nas laterais, já que os dedos são menores.

  • pés EGÍPCIOS, ou seja, o dedão é o maior de todos, recomenda-se uma caixa cônica, dando suporte ao metatarso e seguindo o ângulo dos dedos.

  • e os GREGOS, cujo segundo dedo é o maior de todos, utiliza-se um box estreito e cônico, para também acompanhar o ângulo natural dos dedos.

Com relação às marcas, irei colocar alguns exemplos para cada tipo de pé:

  1. Para os quadrados: Recomendo a sapatilha Capézio - Partner ou Partner Estudante, e SóDança - Toshie SD40 todas contém gáspea alta (indicada para pés normais e chatos), caixa larga e a da SóDança apresenta caixa não cônica. É indicada para profissionais e iniciantes/intermediários, respectivamente.

  2. Para os egípcios: SóDança - Grand Pas SD01 e Capézio - Fouetté e Partner Box contém gáspea alta (SóDança) e média (Capézio), ou seja, indicada para pés chatos e normais. Todas têm caixa média, e são indicadas para intermediários/profissionais, avançadas, e intermediário, respectivamente.

  3. Para os gregos: Capézio - Cerrito Tip Toe e SóDança - Natasha SD07 contém gáspea baixa e média (indicada para pés cavos e normais, respectivamente) e ambas têm caixa estreita. Indicada para estudantes e intermediários.

Espero que assim você possa obter a melhor performance possível na sua dança. Com a sapatilha certa, ela vai deixar de ser apenas um instrumento de trabalho para ser uma extensão do nosso corpo.


A melhor forma de fazer isso é experimentando um dos modelos ideais para o seus pés até achar um que combine perfeitamente com você, e ainda amenize um pouquinho as dores (dentro do possível)!!!




Comentários


©2018 by Isabella Favilla. Proudly created with Wix.com

  • Preto Ícone Instagram
bottom of page