top of page

Rudolf Nureyev

Em 17 de março de 1938, na grande cidade Irkutsk, na Rússia, nasce Rudolf Khametovich Nureyev. Considerado um dos maiores dançarinos do século 20.


Sua mãe, Feride, e seu pai, Hamit (que acabava de se alistar para o exército comunista quando Rudolf nasceu), tiveram quatro filhos, sendo o bailarino o único menino, e o mais novo de todas as suas irmãs. O seu primeiro contato com a dança foi na cidade onde cresceu, Ufa, e a protagonista da noite era Zaituna Nazretdinova. Dizem que nesse momento, Nureyev decidiu ser bailarino.

Aos 15 anos começou a trabalhar como faxineiro do teatro de ópera de sua cidade, onde mais tarde começou a ter aulas de balé com a companhia. Porém, seu pai não apoiava estas aulas pois dizia que "muito melhor ser médico ou engenheiro, do que bailarino.".

Com 17 anos foi aceito Leningrand Ballet School, onde seu professor era Alexander Ivanovich Pushkin. Quando se formou na escola, aceitou um contrato de solista com o Kirov Ballet em São Petersburgo, e estreou com Natalia Dudinskaya. Nos anos seguintes, ele dançou mais 15 papéis importantes em produções no Teatro de Kirov, incluindo A Bela Adormecida e Lago dos Cisnes.

Em 1961, Nureyev e a companhia Kirov fizeram uma turnê em Paris. Naquele ano, ele também fez sua estréia em Londres na gala anual da bailarina Margot Fonteyn para a Royal Academy of Dancing. Como resultado, Nureyev foi convidado para dançar com Margot Fonteyn durante a gala do ano seguinte. Sua química como equipe de dança cativaria o público, o que lhes valeu o título de "melhor pas-de-deux de sempre", o cachê dos dois juntos chegava a triplicar do que quando apresentavam sozinhos. O desempenho da galeria de Nureyev também foi o começo de seu relacionamento duradouro com o Royal Ballet, sua sede até meados dos anos 70.

Em 1977, Nureyev foi chamado para o cargo de diretor do Royal Ballet. Na época, ele recusou porque queria continuar sua carreira de dançarino. Seis anos depois, ele aceitou o cargo de diretor de balé da Ópera de Paris, o que lhe permitiu continuar dançando seis meses do ano. Durante este tempo, Nureyev começou sua carreira de ator, e assumiu papéis em filmes como Valentino e Exposed .

Nos anos que antecederam sua morte, Nureyev expandiu seu repertório para incluir a regência de orquestra. A sua última aparição em público aconteceu em 1992, quando

recebeu o prémio pela coreografia de "La Bayadére". Morreu um ano depois, de AIDS no dia 6 de janeiro de 1993, em Paris, com apenas 54 anos.

Nureyev ficou bastante conhecido por ter reformulado o papel da figura masculina na dança, dando à eles o foco que ainda não tinham. Até porque antes de seu destaque, os homens se limitavam a ser o suporte das bailarinas nos palcos.

Rudolf Nureyev em Lago dos Cisnes:

https://www.youtube.com/watch?v=17Ak4MGYMvw



Feito por Micaelly Okamoto Mazzeto

Editado por Isa Favilla

Comments


©2018 by Isabella Favilla. Proudly created with Wix.com

  • Preto Ícone Instagram
bottom of page