top of page

Isadora Duncan

Dora Angela Ducanon, mais conhecida pelo o seu nome artístico, Isadora Duncan, é considerada por muitos, a Mãe da Dança Moderna. Isso devido à sua grande espontaneidade e originalidade.

Geminiana, nascida em 27 de maio de 1877 em São Francisco, Califórnia (EUA).

Conhecendo a música desde muito cedo, já que sua mãe, Dora Gray Duncanon, era pianista e professora de música. Duncan pegou gosto pela coisa, e aos 4 anos de idade começou com as aulas de ballet, sempre mostrando sua marca única. Ela não usava as tradicionais roupas de ballet, muito menos a sapatilha. Dançava descalça, com os cabelos soltos e apenas uma túnica grega no corpo. Os seus movimentos eram leves e naturais, quebrando as diretrizes rígidas do balé clássico da época. Muito a frente do seu tempo, já que o ballet da época era visto como algo técnico e de certa forma metódico.

Aos 14 anos viajou para Chicago e Nova Iorque, onde trabalhou em várias produções. Três anos depois, se mudou para Europa com a família, onde realmente criou a sua reputação, sendo considerada por muitos quase um mito. Com 21 anos fez sua estreia no Teatro Sarah Bemhardt, em Paris. Nessa época, conheceu diversos artistas de vanguarda, e deu início a uma turnê pela Europa, mas seu novo estilo teve maior aceitação na Alemanha e na Hungria.

Isadora teve dois relacionamentos, e um filhos com cada um deles. mas infelizmente, em 1913 perdeu seus filhos quando o carro em que estavam caiu no Rio Sena.

Em 1919, fez uma excursão para a América do sul, Brasil, Argentina e Chile.

Isadora se muda para Moscou depois da Primeira Guerra Mundial e se casa com o poeta soviético Serguei Lessenin, mas ele se suicida em 1925.

A bailarina volta a morar em Paris, e publica uma autobiografia, intitulada de “Minha Vida”.

"Minha Vida" por Isadora Duncan (cerca de R$50,00)

Vítima de um acidente trágico, morre em 14 de setembro de 1927 quando a sua echarpe se prende na roda do seu carro conversível enquanto dirigia, enforcando-a. Isadora dirigia em alta velocidade na Riviera Francesa, faleceu em Nice.


Comments


©2018 by Isabella Favilla. Proudly created with Wix.com

  • Preto Ícone Instagram
bottom of page